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Entrega Interativa – Solicitação de suspensão da entrega

É a funcionalidade que permite ao remetente solicitar a suspensão da entrega de uma encomenda já postada.


Disponibilidade do serviço:

A funcionalidade está disponível para as encomendas PAC e SEDEX postadas em todo o território nacional.

Quem pode usar:

Por meio do Portal Correios:
Clientes que possuem contrato com os Correios (postagens a faturar) e clientes que não possuem contrato com os Correios (postagens à vista), desde que o CPF do remetente tenha sido informado no momento da postagem;
Clique aqui para acessar o passo a passo de como fazer a solicitação via Portal Correios

Por meio de integração via webservices:
Clientes que possuem contrato com os Correios e realizem integração entre seus sistemas e o sistema dos Correios (saiba mais em: http://www.corporativo.correios.com.br/encomendas/sigepweb/doc/Manual_de_Implementacao_do_Web_Service_SIGEP_WEB.pdf

Por meio de solicitação ao assistente comercial:
Clientes que possuem contrato com os Correios e contem com benefício de Assistente Comercial de Operações dentro do pacote de benefícios e contrapartidas da Política Comercial dos Correios

Como funciona:

Registro da solicitação:

Por meio do Portal Correios:
Para utilização da funcionalidade, o remetente deverá acessar o ambiente de rastreamento da encomenda, realizar autenticação por meio do idCorreios, informar o idtiquete impresso no comprovante de postagem e confirmar a solicitação.

Por meio de integração webservices:
Para utilização da funcionalidade, o detentor do contrato deverá realizar integração tecnológica por método web service para a pré-postagem das encomendas, implementando também o método de Suspensão de entrega de encomenda a pedido do remetente, conforme orientações do Manual para Integração via Web Service do SIGEP WEB;

Sempre que for necessário suspender a entrega de uma encomenda, a CONTRATANTE, devidamente autenticada, deverá enviar via método web service previamente implementado o comando de Suspensão de entrega de encomenda a pedido do remetente;

A CONTRATANTE deverá observar a mensagem de retorno enviada pelo método web service quanto à possibilidade ou impossibilidade do envio do comando de suspensão da entrega para a encomenda solicitada;

Via solicitação ao assistente comercial:
A CONTRATANTE deverá entrar em contato com seu assistente comercial e formalizar a solicitação por e-mail, informando o código do objeto.

Tratamento da solicitação pelos Correios
Os Correios receberão a informação da solicitação de suspensão de entrega e, após validações, gravarão código da encomenda a informação de “Suspensão de entrega de objeto solicitada pelo remetente”.

Essa informação indica ao carteiro que aquela encomenda não deve ser entregue ao destinatário e, sim, encaminhada para devolução ao remetente.

A encomenda, então, seguirá o fluxo normal até a chegada à unidade de distribuição da cidade de destino, onde será identificada e encaminhada para devolução ao remetente.

Após a identificação da encomenda na unidade de distribuição, seu status no rastreamento será alterado para “Objeto será devolvido por solicitação do contratante/remetente”.

Por que utilizar essa funcionalidade?

A suspensão da entrega a pedido do remetente proporciona tranquilidade para a pessoa ou empresa que envia uma encomenda, principalmente para mercadorias transacionadas pelo comércio eletrônico.

Ao perceber tardiamente que uma compra ou uma negociação realizada pela internet trata-se, na verdade, de uma fraude ou um golpe, o cliente dos Correios pode solicitar que a encomenda não seja entregue ao destinatário, e seja – então - devolvida ao remetente.

Assim, a funcionalidade oferece mais segurança para os usuários dos serviços dos Correios, especialmente para o comércio eletrônico.

Atenção!

A suspensão da entrega da encomenda não é garantida. Após registrada, a solicitação será atendida sempre que viável operacional e tecnicamente para os Correios. Portanto, a funcionalidade não exime o remetente de tomar todos os cuidados adequados às negociações ou vendas pela internet.

Quanto custa:

Atualmente, a utilização da funcionalidade é gratuita.

Efetividade

Os Correios não garantem a suspensão da entrega da encomenda, pois sua efetividade depende de viabilidade técnica e operacional.

Portanto, apesar dos esforços realizados pelos Correios para interromper a entrega, uma encomenda que tenha recebido solicitação de suspensão de entrega poderá ser entregue ao destinatário, por motivo de inviabilidade operacional e/ou técnica de atendimento à solicitação.

Indenizações

Não são aceitas reclamações por atraso para encomendas cuja suspensão da entrega tenha sido solicitada pelo remetente.

Não são aceitos pedidos de indenização por solicitação de suspensão de entrega não atendida, pois a efetividade da solicitação depende de viabilidade operacional e/ou técnica dos Correios.

Cancelamento

Não é possível solicitar o cancelamento da suspensão da entrega de uma encomenda. Uma vez que a encomenda tenha recebido a solicitação de suspensão, sua entrega será necessariamente interrompida e ela será devolvida ao remetente (exceto em caso de impossibilidade técnica ou operacional no atendimento da solicitação pelos Correios).

Devolução de valores pagos

Em caso de solicitação da suspensão da entrega da encomenda, os Correios não devolvem os valores pagos pela postagem.

Condições comerciais:

As condições para utilização da funcionalidade estão descritas no TERMO DE CONDIÇÕES DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ENCOMENDAS NACIONAIS.

Informações técnicas:

Para utilização da funcionalidade via web service, o detentor do contrato deverá realizar integração tecnológica por método web service para a pré-postagem das encomendas, implementando também o método de Suspensão de entrega de encomenda a pedido do remetente, conforme orientações do Manual para Integração via Web Service do SIGEP WEB;
Para utilização da funcionalidade via Portal Correios, acesse o Passo a Passo - Como solicitar a suspensão de entrega de encomenda.

Para utilização da funcionalidade via Portal Correios, acesse o Manual do usuário da funcionalidade Entrega Interativa – Solicitação de suspensão da Entrega a Pedido do Remetente.