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Novas soluções ampliam a comunicação digital dos clientes

Brasília, 15/4/2020 - Em live transmitida ao vivo pelo Youtube, os Correios lançaram, nesta quarta-feira (15), três novas soluções de comunicação digital da empresa: a Entrega Digital, o AR Eletrônico e o e-Carta Fácil. Os serviços têm o objetivo principal de facilitar a vida das pessoas neste momento em que todos precisam ficar em casa, mas precisam resolver questões do dia a dia. 

Ao abrir a transmissão, o presidente dos Correios, Floriano Peixoto Vieira Neto, enfatizou que os lançamentos demonstram que a empresa está se transformando em uma plataforma multicanal de serviços, capaz de aliar a capilaridade física em todo o país à presença cada vez maior no meio digital. 

“Em tempos difíceis como os que vivemos agora, nosso trabalho é ainda mais importante para a sociedade. Como agentes da integração nacional, é dever dos Correios continuar servindo à população com agilidade e segurança. Para isso, nós aliamos nossa capilaridade à velocidade do atendimento digital para oferecer aos nossos clientes novas experiências em comunicação e logística. Temos certeza de que esse momento de adversidade irá passar. Até lá, os Correios irão continuar trabalhando para oferecer um serviço cada vez melhor”, assegurou o presidente dos Correios. 

Durante a live, José Carlos Vieira Júnior, chefe do Departamento de Negócios Postais e Jessé Gusmão de Abreu, gerente de desenvolvimento de Novos Produtos, explicaram as funcionalidades e vantagens dos novos serviços. 

Correios Entrega Digital — A partir do dia 20 de abril, clientes que enviam boletos, contas, extratos, faturas e notificações pelos Correios também poderão enviar essa mesma comunicação no formato digital, através do novo serviço Correios Entrega Digital, sem nenhum custo adicional. 

Considerado uma plataforma multicanal, por meio da funcionalidade Minhas Mensagens do aplicativo dos Correios, o destinatário poderá acessar a versão digital da correspondência, quando o remetente fizer essa opção de envio. As mensagens digitais, espelhos das mensagens físicas enviadas, estarão disponíveis de forma fácil, rápida e segura. 

Para cada pessoa que as recebe, esse modelo também representará a facilidade de manter todas essas comunicações em um ambiente unificado, inclusive onde cada comunicação poderá ser organizada em pastas. Dessa forma, os Correios ampliam sua capacidade atual de entregar essas comunicações, que representam atualmente mais 71 milhões de domicílios em todo o país, para um potencial de 220 milhões de celulares.

Tudo isso mantendo o sigilo dessa correspondência, por meio de uma plataforma fechada, onde todos os emissores serão autentificados com os próprios Correios, o que também impedirá o envio e recebimento spams. 

e-Carta Fácil — A ampliação do serviço e-Carta, já disponível para grandes empresas, é outra novidade. A solução consiste na captação eletrônica dos dados da mensagem, que depois são processados para produção e entrega em meio físico. 

O e-Carta Fácil é uma nova ferramenta destinada às pequenas e médias empresas que tenham contrato com os Correios. Ela habilita a postagem de e-Cartas através do site dos Correios, num formato simples de ser usado, facilitando o envio de cartas por quem precisa se comunicar, sem a necessidade de ir a uma agência e em qualquer horário. 

Ele pode ser acrescido de serviços como Registro, Aviso de Recebimento Eletrônico e o Mão Própria, que são elementos comprobatórios que lhe dão validade jurídica, como de uma carta normal. 

Por meio de uma interface, quem envia pode editar a carta e postar ela eletronicamente. A postagem é realizada pela internet e as correspondências são impressas em um Centro de Digitalização e Impressão dos Correios mais próximo do destinatário. 

Além da agilidade no tempo de postagem, o processo de tratamento e o prazo de distribuição são reduzidos. O serviço está disponível em todo o país, pelo mesmo preço do serviço e-Carta. 

AR Eletrônico — Com uma solução diferenciada, o Aviso de Recebimento Eletrônico substitui o famoso AR físico e melhora a experiência do cliente ao disponibilizar, de forma segura na internet e em tempo real, as informações sobre o recebimento do objeto no endereço do destinatário. 

Um aplicativo nos celulares usados pelos carteiros permite fotografar, no momento da entrega, a etiqueta de postagem aplicada nos objetos onde constam dados do recebedor. Essa imagem será disponibilizada imediatamente na página de rastreamento, no site dos Correios e via Web Service para grandes volumes. 

Essa solução elimina a etapa de entrega presencial do AR ao remetente.

Os novos serviços de comunicação digital estarão disponíveis pelo site e pelo novo Aplicativo dos Correios, na plataforma Android e, em breve, no iOS.