Portal dos Correios
Precisa de ajuda? > Como endereçar cartas e encomendas?

Formas de endereçamento

 

O correto endereçamento propicia rapidez, economia e segurança no envio de cartas, malas diretas e encomendas. Veja quais elementos compõem o endereçamento e como devem ser endereçadas as cartas e encomendas.

 Elementos básicos componentes do endereço

O endereçamento adequado começa pela forma de tratamento de cortesia, seguindo-se pelos elementos descritos na linha abaixo, na seguinte ordem:
a) Nome do Destinatário;
b) Tipo do Logradouro + Nome do Logradouro + Número do Lote + Complemento (se houver);
c) Nome do Bairro;
d) Nome da Localidade + Sigla da Unidade da Federação;
e) CEP.

Endereçamento de encomendas:

Caso esteja utilizando uma das embalagens dos Correios, preencha todos os campos disponíveis, lembrando que o telefone do remetente e do destinatário são opcionais.

Caso não esteja utilizando uma das embalagens dos Correios, você poderá utilizar as etiquetas de endereçamento geradas pelo Endereçador - Encomendas O endereçador gera as etiquetas dentro dos padrões desejáveis pelos Correios, com o CEP de destino em código de barras.

Você também poderá escrever, no papel que reveste o pacote ou em uma etiqueta a parte, os dados do remetente e do destinatário, dando ênfase aos dados do destinatário.

Endereçamento em envelopes:

Para as postagens realizadas por pessoas físicas, recomenda-se que o endereço manuscrito contenha o CEP como a única informação na última linha.

Anverso: dados do destinatário

Anverso - endereçamento envelope

Verso: dados do remetente

Verso - endereçamento envelope

 

Recomenda-se o preenchimento da etiqueta com a utilização de letras de forma, de maneira a contribuir para a legibilidade das informações de endereço.

ENDEREÇAMENTO AUTOMATIZADO

Para os clientes que optarem pela impressão em etiquetas autoadesivas dos rótulos de endereçamento, os Correios disponibilizam o aplicativo SIGEP WEB, citado no item 2.3 deste Guia Técnico.

Caso o cliente opte também pela geração da etiqueta de forma automatizada (sem a utilização do SIGEP) os Correios recomendam a utilização 4 ou 6 rótulos por folha, conforme padrão definido nos seguintes tópicos:

SEIS rótulos por folha (84,7 x 101,6 mm)

A etiqueta com medidas de 84,7 x 101,6 mm é indicada para os clientes que queiram otimizar o tamanho dos rótulos e, dessa forma, reduzir o consumo de etiquetas. Essa alternativa é compatível com etiquetas padrão Pimaco (6184), Avery (15664|18664) e Colacril (CCO84|CC284).

Endereçamento automatizado

 

1.1.1. QUATRO rótulos por folha (138,11 x 106,36 mm)

A etiqueta com medidas de 138,11 x 106,36 mm é indicada para os clientes que queiram inserir sua logomarca no rótulo e que tenham informações adicionais para inserir no campo observações. Essa alternativa é compatível com etiquetas padrão Pimaco (6088|6288), Avery (15188|25188) e Colacril (4083|4084).

Etiqueta vários rótulos

Fontes e tamanhos

 Observações:
  • Os rótulos impressos em baixa qualidade podem comprometer o prazo de entrega das correspondências;
  • Por esse motivo, recomenda-se que as etiquetas sejam impressas em resolução mínima de 300 dpi, nas configurações “Melhor” ou “Normal”. Não utilizar a opção “Rascunho” ou modo de economia de toner.

 

 Para outras informações acesse o Guia de Endereçamento clicando Aqui.