Serviços

EcoPostal

Atualizado em dezembro de 2017

O EcoPostal atende, entre outros normativos, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010), pois promove o descarte adequado de uniformes, malas e malotes postais sem condições de uso interno. Os objetos são doados as entidades sem fins lucrativos para servirem de matéria prima de produtos artesanais como bolsas, sandálias, mochilas, roupas infantis etc.

A ação evita o impacto ambiental, pois, antigamente, essas peças eram queimadas ou descartadas em lixões. Promove, ainda, a geração de renda e emprego às famílias das entidades sem fins lucrativos, a disseminação da consciência ambiental e o resgate da cidadania, cumprindo as diretrizes de Responsabilidade Social Empresarial.

O EcoPostal surgiu em 2003, em iniciativas regionais, dentre as quais destacam-se as realizadas em Mato Grosso do Sul e no Paraná. Com o lançamento do Sistema de Gestão Ambiental dos Correios (SGAC), em 2013, o EcoPostal será uma ação desenvolvida corporativamente (em todo o País).

Vitrine EcoPostal

Associação de Mulheres de Paço do Lumiar (Ampluma)

Paço do Lumiar/MA
Telefone: (98) 99906-1501/98285-0961
rosinelia.ribeiro@gmail.com

Ampluma.png

Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso FUNAP/DF

Brasília – DF
www.facebook.com/funapdf
Telefone: 3233-8215       

FUNAP-DF.png

APAE de Paraíso De Tocantins

Paraíso de Tocantins/TO
Telefone:  (63)3602-2351
apaeparaiso@gmail.com

Objetivos da Ação

Perspectiva Ambiental

- Garantir o descarte adequado ao tecido, que é identificado como um dos resíduos que impacta significativamente o meio ambiente por levar cerca de 100 a 400 anos para se decompor; 
- Evitar o impacto ambiental causado pela queima desses materiais ou seu descarte em lixões;
- Assegurar um efetivo gerenciamento dos resíduos sólidos gerados pela empresa.

Perspectiva Social

- Gerar emprego e renda às cooperativas e entidades sociais que, mediante o reaproveitamento desses materiais, confeccionam roupas, bolsas retornáveis e acessórios. 
- Promover a inclusão social, pois cria oportunidades para as pessoas conquistarem sua autonomia e cidadania;
- Fortalecer o papel da mulher na sociedade.