Portal dos Correios

Perguntas Frequentes

Sobre a Postal Brasil

Como acessar a Revista?

A Postal Brasil – Revista Técnico-Científica dos Correios, pode ser acessada na internet, no Portal Correios (http://www.correios.com.br/sobre-os-correios/a-empresa/postal-brasil-revista-tecnico-cientifica-dos-correios).

Qual a previsão de lançamento da próxima edição da Revista?

A Postal Brasil é uma publicação semestral, sendo lançada um volume a cada semestre, nos meses de junho e dezembro. Neste ano, devido à reestruturação, a edição de junho ainda não foi publicada.

 Orientações para autores

Como encaminhar o artigo?
Os trabalhos deverão ser enviados via SEI (https://sei.correios.com.br/).

Usuários externos à empresa deverão primeiro cadastrar-se, no endereço

https://sei.correios.com.br/sei/controlador_externo.php?acao=usuario_externo_avisar_cadastro&id_orgao_acesso_externo=0.

Após o credenciamento no sistema, deve-se iniciar um novo processo do tipo “Educação Corporativa: Submissão de artigo” e selecionar o Nível de Acesso “Restrito” e a Hipótese Legal “Direito Autoral (Art. 24, III – Lei 9.610/98)”, constituído dos seguintes documentos:

  1. Documento do tipo ”Submissão de Artigo – Revista Postal Brasil”, com Nível de Acesso “Restrito” e a Hipótese Legal “Direito Autoral (Art. 24, III – Lei 9.610/98)”, preenchido conforme orientações constantes no próprio documento.
  2. Documento externo do tipo “Artigo”, contendo o trabalho a ser submetido em formato PDF, com Nível de Acesso “Restrito” e a Hipótese Legal “Direito Autoral (Art. 24, III – Lei 9.610/98)” e seguindo as normas do item “Estrutura do trabalho”, abaixo.

    O processo deverá ser encaminhado para a unidade GEGC-UNICO – Gerência de Educação Corporativa e Gestão do Conhecimento – GEGC.

    Membros do conselho editorial não poderão submeter trabalhos à revista.

Até quando é possível encaminhar o artigo?

A submissão de artigos é contínua, podendo ser realizada a qualquer momento do ano. O artigo será publicado em edição posterior ao término do fluxo de avaliação e ajuste do artigo. 

O artigo deverá conter a identificação dos autores?

O documento do artigo não poderá ter qualquer identificação. Essa identificação é feita por meio de formulário a ser encaminhado juntamente com o artigo.

Poderei enviar para avaliação e possível publicação o mesmo artigo de conclusão de curso de graduação já publicado em revista acadêmica científica?

Depende. Muitas publicações pedem a cessão de direitos autorais para publicar. Caso a primeira publicação do artigo tenha solicitado a cessão de direitos autorais, o artigo não poderá ser publicado na Postal Brasil. 

Os artigos só podem ser referentes a assuntos ligados aos Correios?

As pesquisas não precisam estar relacionadas diretamente aos Correios, contudo, o tema deve contribuir para os processos de negócio e de suporte dos Correios.

As normas de formatação da Postal Brasil seguem qual padrão?

As normas para publicação estão disponíveis no seguinte link: http://www.correios.com.br/sobre-os-correios/a-empresa/postal-brasil-revista-tecnico-cientifica-dos-correios/diretrizes-para-autores .

O padrão utilizado é ABNT.

A capa (folha de rosto) conta na quantidade de páginas do artigo?

Sim. A folha de rosto é elemento que conta para a quantidade de páginas do artigo.

Quando terei resposta da publicação ou não do artigo?

Em média, após 2 (dois) meses, o autor recebe o primeiro retorno da avaliação do artigo, com a indicação de possibilidade de publicação ou não.

É permitido fazer o artigo em conjunto com outro autor que não seja empregado dos Correios?

Sim, é permitido. Inclusive, não é necessário ser empregado dos Correios para submeter artigos.

O nome do coautor também é incluído na Revista?

Sim. O nome de todos os autores/coautores aparecerão no artigo.

Como proceder quando os autores de um mesmo artigo encontram-se em diferentes locais físicos?

O SEI permite assinatura remota ao termo de Responsabilidade e Cessão de Direitos Autorais.

Existe alguma restrição sobre a utilização da marca “Correios” e “ECT” no título e/ou conteúdo do artigo, cuja aplicação do estudo foi nos Correios com autorização da empresa?

A utilização da marca “Correios” e a publicação de quaisquer dados da empresa devem seguir as orientações contidas nos manuais e no código de conduta.

Quais informações devem constar do breve currículo dos autores? A experiência profissional nos Correios e em outras empresas e/ou a experiência acadêmica?

O breve currículo deve ter informações pessoais como formação acadêmica, experiência e atuação profissional de forma objetiva e clara. Coloque as realizações/formações mais relevantes.

Quem deve assinar o termo de responsabilidade e cessão de direitos como testemunha?

Qualquer pessoa pode assinar como testemunha (um colega de trabalho, parente etc).

Os pontos que foram enviados destacados e alterados após a avaliação deverão ser mantidos da mesma forma ou servem apenas como modelo?

O parecerista (avaliador) do artigo pode fazer sugestões para que o artigo atenda a critérios estabelecidos na revista e outros relacionados à escrita científica. Não é necessário acatar as alterações, contudo, o artigo passará novamente pela avaliação dos pareceristas para verificar a adequação dos ajustes. 

Orientações para pareceristas

Quais as atribuições do parecerista?

As atribuições dos pareceristas são:

  1. avaliar criticamente os trabalhos técnicos científicos submetidos à Revista e designados a ele, observando os critérios estipulados no regulamento próprio;
  2. selecionar quais os trabalhos técnico científicos estão aptos para composição da Revista;
  3. informar à Equipe Técnico Administrativa os trabalhos não aceitos e a correspondente motivação;
  4. sugerir adaptações ao trabalho científico para melhor adequação do texto à proposta da Revista, quando for o caso.
Quais são os aspectos e/ou critérios técnicos estabelecidos pela Revista Técnico Científica na análise dos artigos para publicação?

É enviado aos pareceristas o link para um formulário de avaliação do artigo. Nesse formulário existem perguntas relativas à clareza, à aplicabilidade e contribuição, ao conteúdo e sua adequação ao tipo de texto, além de questões de forma. O formulário de avaliação pode ser consultado aqui.

Na opção de aprovação com correção, devo sinalizar os ajustes que deverão ocorrer?

Sim, os ajustes deverão ser sinalizados ou no campo “Sugestões para aperfeiçoamento do artigo” ou no próprio documento do artigo, desde que com comentários anônimos.

Comentários feitos pelo parecerista no próprio artigo são também enviados ao autor juntamente com o Formulário de Avaliação preenchido?

Sim, serão encaminhados. Caso os comentários estejam identificados, colocaremos os comentários como anônimos e o arquivo será enviado ao autor em conjunto com o formulário de avaliação.

Quando o texto é extenso, devo pontuar essa fato no formulário de avaliação?

Qualquer inadequação do tipo de texto deve ser apontada no formulário de avaliação.

Caso não tenha conhecimento mais aprofundado do assunto do artigo, posso devolvê-lo com essa observação?

Sim, é possível, após receber o artigo, solicitar que seja reencaminhado a outro parecerista considerando a expertise envolvida.

Os trabalhos prestados poderão ser visualizados de que forma?

Após a publicação de cada volume da revista, são lançados no RH24h elogios que aparecem no currículo para cada parecerista que contribuiu com a revista.

É possível emitir uma declaração ou certificado pelo trabalho realizado como parecerista?

Caso necessário, é possível, mediante solicitação, a emissão de declaração de atuação como parecerista assinada pelo presidente da coordenação editorial.