Sobre o Espaço

O Espaço Cultural Correios (ECC) está localizado no centro comercial de Juiz de Fora, no térreo do prédio sede dos Correios, situado à rua Marechal Deodoro, 470. Este prédio, tombado pelo patrimônio histórico municipal, é de 1935 e conserva em si a história de tempos áureos da Manchester Mineira.    

Mais sobre o centro
A inauguração do ECC ocorreu em 16 de maio de 2007 - mês do aniversário de Juiz de Fora – e se consagrou como um presente para a cidade, que tanto aprecia as artes e a cultura. O espaço integra um circuito de arte, história e cultura, formado por várias instituições, dentre as quais cabe destacar o Museu Mariano Procópio - primeiro museu de Minas Gerais - com um dos maiores acervos do Brasil, e o Museu de Arte Moderna Murilo Mendes, com a maior coleção de arte moderna do Estado.

O ECC possui área climatizada de 270 m² dedicada à divulgação da cultura e das artes, com infraestrutura e segurança adequadas para receber visitantes. O espaço possui um Acervo Cultural equipado com trainel (sistema deslizante para organizar e acomodar objetos e documentos de museus) para o armazenamento das obras. A programação, no segmento das artes visuais, é bastante diversificada, sendo que cada exposição se estende por 45 dias, em média.

A lateral esquerda externa do prédio que dá acesso à agência central dos Correios em Juiz de Fora e ao Espaço Cultural Correios abriga o Corredor Cultural Renato Stehling, criado pelos Correios com o apoio da Associação de Belas Artes Antônio Parreiras. A parceria, fruto da assinatura de um “termo de uso de bem público” possibilitou que oito artistas plásticos de Juiz de Fora formassem um novo espaço cultural na cidade. Ao atrair os visitantes, os Correios democratizam o conhecimento e as identidades históricas da cidade e do Estado.

Com uma crescente necessidade de locais para exporem suas obras, os artistas viram nos Correios um espaço perfeito que une credibilidade e reconhecimento da sociedade.

Confira a planta baixa do Espaço Cultural Correios de Juiz de Fora
Programação

Mostra em Juiz de Fora propõe melhor uso de espaços urbanos

 

Até 30 de abril, os visitantes do Espaço Cultural Correios, em Juiz de Fora, podem ter contato com propostas de alunos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que buscam melhorias na cidade para torná-la mais agradável a seus moradores. A mostra “Juiz de Fora para as pessoas: Marechal Deodoro e Batista de Oliveira na lógica das ruas completas” é uma iniciativa do projeto de mobilidade urbana da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), fruto de uma cooperação técnica entre a Prefeitura de Juiz de Fora, a UFJF, a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) e o World Resources Institute (WRI Brasil). Esta instituição atua em diferentes cidades brasileiras incentivando o desenvolvimento de estudos sobre meio ambiente, economia sustentável e bem estar humano, incluindo o uso adequado dos espaços urbanos. Juiz de Fora foi uma das cidades selecionadas pelo WRI Brasil no País para a discussão sobre a melhoria da qualidade de vida para a sua população.

No caso da mostra de Juiz de Fora, ela foi concebida especificamente a partir de estudos relacionados à adequação das ruas Marechal Deodoro e Batista de Oliveira, na região central da cidade. Quarenta alunos desenvolveram as propostas, com soluções de melhoria do espaço urbano voltadas aos moradores e pessoas que trabalham e circulam nesses locais. Para a elaboração dos projetos, os estudantes realizaram trabalho de campo onde foi considerado o fluxo nos lugares, feitos registros fotográficos, entrevistas e um estudo com os ambulantes.

A exposição do ECC Juiz de Fora tem entrada gratuita e pode ser visitada de segunda a sexta, de 10 às 17h30. O endereço é Rua Marechal Deodoro, 470, térreo - Centro.

Informações:(32) 3257-5473.

 

Foto: área de convivência instalada na Rua Marechel Deodoro, em frente à Agência Central dos Correios de Juiz de Fora (crédito: Ana Magalhães).



 

Espaço Cultural Juiz de Fora




Visitação
:
Rua Marechal Deodoro, 470, térreo - Centro - Juiz de Fora/MG - Cep: 36002-900
Telefones: (32) 3690-5715 / 3211-9660

Funcionamento:
O Espaço Cultural Correios recebe seus visitantes de segunda a sexta, de 10:00 às 17:30h. Não abrimos aos sábados.
A entrada é gratuita.