Portal dos Correios

Sobre o Espaço

 

Mais sobre o espaço


Sobre o Espaço 

O Espaço Cultural Correios ocupa um belíssimo prédio histórico na Praça da Alfândega, localizada no Centro de Porto Alegre. Inaugurado em 1914 e tombado pelo IPHAN em 1980, o edifício foi sede dos Correios na capital gaúcha por décadas e atualmente abriga também o Memorial do Rio Grande do Sul. Entre as atividades realizadas estão exposições de artes visuais, oficinas, eventos e visitas guiadas à Sala Histórica.

 Mais sobre o Espaço

Com o objetivo de fomentar ações culturais, abrigar a memória postal e contribuir para o desenvolvimento da sociedade, o Espaço Cultural Correios Porto Alegre foi constituído em 2005. Promove suas atividades num prédio que foi projetado pelo arquiteto alemão Theo Wiedersphan e que está situado entre outros dois importantes espaços de arte do Estado: o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) e o Santander Cultural. 

No térreo do prédio, um amplo espaço está disponível para abrigar exposições artísticas e outras atividades culturais. Além de receber projetos selecionados através de edital, o local também está apto a acolher, através do sistema de escolha direta, ações propostas por artistas, curadores e produtores culturais.

 Programação 

Sala Histórica Correios

A história dos Correios nos últimos dois séculos é contada através de uma coleção de móveis, máquinas e equipamentos. Os visitantes podem conhecer a memória da empresa e resgatar a história da correspondência no Brasil, agendando uma visita guiada ao espaço.

 

Exposição

Percursos do Olhar – uma construção poética, fotografias de Leandro Facchini



Diversos estilos de fotografia compõem a exposição “Percursos do Olhar – uma construção poética”, que apresenta ao público da capital o trabalho do fotógrafo Leandro Facchini.  Segundo o curador Fábio André Rheinheimer, a exposição “apresenta um conjunto de obras cuja a caraterística fundamental é a pluralidade de interesses”. Com o objetivo de ilustrar essa versatilidade, o fotógrafo propõe o uso de suportes diferentes para expor o seu trabalho, como tecidos e pantalhas de abajur. Outra aspecto que foi priorizado é a impressão de imagens em grandes formatos para que o público possa conferir os detalhes e a riqueza das obras de Leandro Facchini.

 
“Percursos do Olhar – uma construção poética” fica em cartaz no Espaço Cultural Correios de 17 de maio a 16 de junho de 2019. A exposição é gratuita e fica aberta de terças a sábados, das 10h às 18h, e aos domingos, das 13h às 17h. O Espaço Cultural Correios está localizado no térreo do prédio histórico da empresa na Praça da Alfândega (Centro Histórico da capital), com acesso pela lateral, na Avenida Sepúlveda.

 Sobre o artista – Leandro Facchini iniciou sua trajetória com a fotografia em 1994. Inicialmente, atuou como fotojornalista no Jornal Contexto, de Carlos Barbosa. Desde então, já participou de diversas mostras coletivas. Hoje, é um dos membros do Foto Clube Porto-Alegrense.

 
Serviço

Exposição “Percursos do Olhar – uma construção poética”
Abertura: 16 de maio, das 17h30min às 20h
Período: 17 de maio a 16 de junho de 2019
Horário: das 10h às 18h, de terças a sábados, e das 13h às 17h, aos domingos
Local: Espaço Cultural Correios Porto Alegre

 

 

 

 


 

Centro Cultural Porto Alegre

Endereço:

Rua Sete de Setembro, 1.020, Térreo – Praça de Alfândega
Centro – Porto Alegre - RS
CEP: 90010-191 

Horário de funcionamento:

De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h

Contatos:

Telefone: (51) 3220-4728
E-mail: espacocultural-rs@correios.com.br