Portal dos Correios
Sobre os Correios > Sustentabilidade > Vertente ambiental > Proteção dos recursos naturais renováveis

Proteção dos recursos naturais renováveis

Unidade Responsável: Departamento de Relações Institucionais (DEREL)
Atualizado em junho de 2018

Outra frente do Sistema de Gestão Ambiental dos Correios (SGAC) é o incentivo ao consumo consciente de recursos naturais renováveis.

Educação Ambiental

Os Correios realizam diversas inciativas com o objetivo de estimular a mudança de cultura em favor do meio ambiente. Emissões de selos temáticos e eventos patrocinados são algumas das ações voltadas à sociedade. Campanhas internas de conscientização do consumo de recursos naturais como energia elétrica e papel, além de eventos promovidos no mês do meio ambiente (junho), quando são realizadas atividades em todos os estados brasileiros são exemplos de ações voltadas aos empregados.

Produtos e Serviços Ecoeficientes

Os Correios estão ampliando a oferta de serviços e produtos ecoeficientes para a sociedade. Os serviços V-Post e Mala Direta Postal Especial são alguns exemplos dessa prática. No V-Post, os Correios recebem arquivos eletrônicos dos tribunais de justiça, por meio seguro, os transformam em objetos postais físicos, fazem a entrega e digitalizam os ARs (Avisos de Recebimento) que são enviados aos tribunais. Já a Mala Direta Postal Especial evita a postagem de objetos com CEPs inválidos e elimina o trajeto de retorno de objetos devolvidos. Existem, ainda, produtos filatélicos com características ecoeficientes, tais como: cadernos executivos e embalagens confeccionadas em papel reciclado.

     

Inovação

Os Correios geram soluções tecnológicas que economizam recursos naturais e trazem agilidade e eficiência aos produtos e serviços oferecidos à sociedade. Um exemplo é o projeto sustentável Plataforma de Mobilidade (Paper Less), uma virtualização de processos administrativos a partir do uso de smartphones pelos carteiros. Entre os resultados alcançados está a redução do consumo de quase dois milhões de folhas de papel A4 por mês. Essa é uma iniciativa de responsabilidade ambiental vencedora do 21º Concurso Inovação da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), na categoria “Inovação em serviços ou políticas públicas no Poder Executivo Federal”.

A Plataforma de Mobilidade foi implantada para os carteiros que realizam as entregas do serviço de SEDEX 10 desde 2013 e a partir 2018 será ampliada para os quarenta e cinco mil carteiros em todo Brasil.

Selos Filatélicos Temáticos

Os Correios propagam o patrimônio natural brasileiro e promovem fatos sociais, bem como a proteção ambiental por meio da emissão de selos postais. A Minifolha de selos sobre abelhas melíponas (sem ferrão) presentes no território brasileiro é um exemplo dessa iniciativa. 

Gestão da Frota de Veículos

Os Correios possuem um programa de gestão de frotas, o que inclui o abastecimento informatizado dos veículos próprios. Essa medida proporciona ganhos ambientais, econômico-financeiros e operacionais, tais como: eliminação anual de milhares de notas fiscais e redução das emissões de gás carbônico, graças a otimização de percursos para abastecimento e maior controle do desempenho por veículo, por tipo de combustível e por fornecedor.

Compras Sustentáveis

Os Correios realizam a inserção gradativa de critérios ambientais no processo de compras. A aquisição de veículos com Selos do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores e Motocicletas, denominado PROCONVE e PROMOT, e de computadores com certificados destinados a identificar e promover produtos energeticamente eficientes são exemplos de iniciativas que mitigam as emissões de gases efeito estufa.