Portal dos Correios
Sobre os Correios > Sustentabilidade > Vertente ambiental > Proteção dos recursos naturais renováveis

Proteção dos recursos naturais renováveis

Outra frente do Sistema de Gestão Ambiental dos Correios (SGAC) é o incentivo ao consumo consciente de recursos naturais renováveis.

Educação Ambiental Os Correios realizam eventos voltados às práticas ambientais que visem à redução do consumo – prioritariamente, de água, energia elétrica e papel –, tais como os promovidos no mês do meio ambiente (junho), quando são realizadas diversas atividades em todos os estados brasileiros. Além dos eventos, ações de comunicação interna, emissão de selos ambientais e patrocínios institucionais temáticos complementam a estratégia de mudança de cultura em favor do meio ambiente. 

Produtos e Serviços Ecoeficientes Os Correios estão ampliando a oferta de serviços e produtos ecoeficientes para a sociedade. Os serviços V-Post e Mala Direta Postal Especial são alguns exemplos dessa prática. No V-Post, os Correios recebem arquivos eletrônicos dos tribunais de justiça, por meio seguro, os transformam em objetos postais físicos, fazem a entrega e digitalizam os ARs (Avisos de Recebimento) que são enviados aos tribunais. Já a Mala Direta Postal Especial evita a postagem de objetos com CEPs inválidos e elimina o trajeto de retorno de objetos devolvidos. Existem, ainda, produtos filatélicos com características ecoeficientes, tais como: cadernos executivos e embalagens confeccionadas em papel reciclado.

     

Inovação Os Correios geram soluções tecnológicas que economizam recursos naturais e trazem agilidade e eficiência aos produtos e serviços oferecidos à sociedade. Um exemplo é o projeto sustentável Plataforma de Mobilidade (Paper Less), uma virtualização de processos administrativos a partir do uso de smartphones pelos carteiros. Entre os resultados alcançados está a redução do consumo de quase dois milhões de folhas de papel A4 por mês. Essa é uma iniciativa de responsabilidade ambiental vencedora do 21º Concurso Inovação da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), na categoria “Inovação em serviços ou políticas públicas no Poder Executivo Federal”.

A Plataforma de Mobilidade foi implantada para os carteiros que realizam as entregas do serviço de SEDEX 10 desde 2013 e a partir 2018 será ampliada para os quarenta e cinco mil carteiros em todo Brasil.

Selos Filatélicos Temáticos Os Correios propagam o patrimônio natural brasileiro e promovem fatos sociais, bem como a proteção ambiental por meio da emissão de selos postais. A Minifolha de selos sobre abelhas melíponas (sem ferrão) presentes no território brasileiro é um exemplo dessa iniciativa. 

Gestão da Frota de Veículos Os Correios possuem um programa de gestão de frotas, o que inclui o abastecimento informatizado dos veículos próprios. Essa medida proporciona ganhos ambientais, econômico-financeiros e operacionais, tais como: eliminação anual de milhares de notas fiscais e redução das emissões de gás carbônico, graças a otimização de percursos para abastecimento e maior controle do desempenho por veículo, por tipo de combustível e por fornecedor.

Compras Sustentáveis Os Correios realizam a inserção gradativa de critérios ambientais no processo de compras. A aquisição de veículos com Selos do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores e Motocicletas, denominado PROCONVE e PROMOT, e de computadores com certificados destinados a identificar e promover produtos energeticamente eficientes são exemplos de iniciativas que mitigam as emissões de gases efeito estufa.