Portal dos Correios

e-CARTA

Os Correios, com o objetivo de aliar a tradição da entrega de correspondências às novas tecnologias de comunicação, desenvolveram uma solução para facilitar o envio de comunicados de seus clientes: o e-Carta.

Sob medida para Órgãos de Governo, o e-Carta é o serviço de envio de documentos oficiais, como convocações, citações, multas, intimações, notificações, tanto administrativas quanto judiciais, e outras mensagens que exigem sigilo em seu processamento e comprovação de entrega.

Trata-se de uma solução completa de captação/tratamento eletrônico dos dados, produção, postagem e distribuição das mensagens de interesse específico de um grupo de clientes, de forma registrada, urgente, confiável e sigilosa. Caso a Instituição necessite de informações sobre o recebedor do objeto, é disponibilizado o serviço adicional AR Digital, que consiste na devolução eletrônica (imagem do AR) contendo os dados do recebedor, comprovando a entrega do objeto; além disso, os Correios realizam os armazenamentos físico e digital desses ARs.

Com o e-Carta, a Instituição só se preocupa com a o fornecimento do conteúdo da mensagem e relação de destinatários. Os Correios se encarregam de todo o processo, desde o apoio no desenvolvimento de leiaute de arquivos e formulários das mensagens a serem postadas, à produção e entrega da mensagem/documento, otimizando tempo e recursos humanos e materiais. Tudo com a segurança que os Órgãos de Governo e os cidadãos exigem e só os Correios entregam.

Possui como principais benefícios:

> Recebimento e devolução eletrônica das informações

O Órgão disponibiliza arquivos em meio eletrônico com as informações sobre os objetos, os quais são impressos, envelopados, etiquetados, franqueados, postados e entregues e, caso o cliente opte pelo serviço adicional de AR Digital, o comprovante de entrega também é disponibilizado eletronicamente pelos Correios, diariamente para acesso pelo cliente.

> Otimização, virtualização e controle dos processos

O cliente tem acesso à ferramenta de gestão disponibilizada gratuitamente pelos Correios, que permite acompanhar todas as etapas do processo, desde a recepção dos arquivos até a entrega ao destinatário. Além da gestão, o cliente ganha com economia de insumos, de mão de obra e em agilidade no atendimento ao cidadão.

> Sigilo e segurança das informações

Além da produção dos objetos ocorrer em ambientes restritos e monitorados por câmeras, todos os dados e arquivos são criptografados, podendo o cliente optar pela tramitação das informações mediante assinatura digital. Neste caso, ambas as partes, Órgão de Governo e Correios, utilizarão certificado digital para troca dos arquivos.