Acesso à Informação > Institucional > Quem é quem > Palestra e Palestrantes do XVI Seminário do Fórum Nacional de Gestão da Ética nas Empresas Estatais - 2020.

Palestra e Palestrantes do XVI Seminário do Fórum Nacional de Gestão da Ética nas Empresas Estatais - 2020.

Palestra Casos de Ética

Currículo do Palestrante

É Doutor em Ciências Humanas pela Universidade de São Paulo.
É Professor de MBAs da Fundação Instituto de Administração (FIA) e da Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (FUNCAMP).
Foi docente da Universidade de Brasília (UnB), da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Lecionou no Instituto COPPEAD de Administração (UFRJ) e na Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI).
Publicou oito livros,
Foi presidente de duas estatais: Companhia Paulista de Obras e Serviços (CPOS) e da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU).
Foi Secretário Adjunto de duas Secretarias de Estado: dos Negócios Metropolitanos e da Habitação (São Paulo).

 

 Gestão Ética de Pessoas

Currículo do Palestrante
Consultor e palestrante sobre Ética Organizacional, Comunicação e Gestão de Crises vem realizando palestras e seminários sobre o tema em empresas e associações de todo o País.
Atua também na preparação de papers, estudos e outros conteúdos sobre negócios, ética, meio ambiente e informações sociais e econômicas.
Fundou em 1981 a CL-A Comunicações e atuou durante 34 anos em RP, RI, Gestão de Crises, atendendo a empresas e associações.
Ética
Autor dos livros Conduta Ética e Empresarial (BDO 2018), Códigos de Ética e Conduta (Editora CLA 2014), Ética na Política e na Empresa (Editora CLA 2002). Coordenou a edição do livro A Ética no Mundo da Empresa (Editora Pioneira) – na década de 1980, e redigiu capítulos sobre Ética Empresarial nos livros Ética na Vida das Empresas (DVS Editora) Comunicação Empresarial – Estratégia de Organizações Vencedoras (ABERJE), Obtendo Resultados com Relações Públicas (Pioneira), além de ter publicado mais de uma centena de artigos.
Vem implantando e ajustando Códigos de Ética e Conduta em empresas e outras organizações, como Santista Têxtil, Alpargatas, CCSA, Intercement, Associação Brasileira de Fabricantes de Tintas ABRAFATI.
Orientou a montagem e atuação inicial de Comitês de Ética em várias empresas, e participou da estruturação e atuação inicial do Comitê de Auditoria, Riscos e Compliance da Intercement.
Comunicação, edição e gestão de crises.
Entre os trabalhos que planeja e organiza estão auditorias de opinião, treinamento de prevenção de crises e sua gestão – atuou em mais de 50 casos de empresas do Brasil e no Uruguai. Na área editorial é autor de estudos sobre economia e negócios, histórias empresariais e de numerosos artigos sobre comunicação, reforma política, desenvolvimento e outros temas.
Prestou consultoria e assessoria a presidentes e dirigentes de empresas como BASF, Braskem, Bunge, Bahia Sul e Ripasa (hoje Suzano), Electrolux, Embraco, Hutchinson, Pactum, Santista Têxtil, Stora Enso, Tigre, ao lado de entidades como Instituto de Engenharia, ABCR, Abrafati, Santo Antônio Energia, Sindigás, WWF etc.
Também vem assessorando empresas em processos de M&A, mudanças, acordos de leniência e outros. Organizou processos de abertura de capital de empresas e de comunicação com o mercado bursátil e com os acionistas para empresas no Brasil e na Europa.
Atividades gerais e associativas, formação 
É atualmente Coordenador Geral do PNBE Pensamento Nacional das Bases Empresariais, Conselheiro da ADVB Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil, e membro do Conselho de Economia Empresarial e Política – CEEP da FECOMERCIO SP.
Foi Diretor de Comunicação da ABRH-Brasil Associação Brasileira de Recursos Humanos, da ABA Associação Brasileira de Aquarela, do Instituto Bióleo. 
Foi também presidente da Associação Brasileira de Empresas de Relações Públicas, do Sindicato dos Químicos, Químicos Industriais e Engenheiros Químicos do Estado de São Paulo, Conselheiro e Secretário do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta (Rádio e TV Cultura).
Químico pela Universidade de São Paulo atuou na área industrial, foi professor secundário e universitário - de Química Industrial nas escolas de Engenharia Mauá, Oswaldo Cruz e Fundação Educacional de Barretos, e professor de marketing industrial do Instituto Mauá. Jornalista profissional foi diretor das Editoras Abril, Sorel, Noticiário da Moda e Gazeta Mercantil e dirigiu a área de Relações Institucionais da BASF, com responsabilidade pela área de Relações Governamentais, Comunicação e RP, e depois a empresa se tornou o 1º cliente da CL-A.

 Expectativas de Consumo

Currículo do Palestrante
LUIZ CARLOS ASSIS IASBECK é jornalista, mestre e Doutor em Comunicação e Semiótica na PUC de São Paulo, com pesquisas nas áreas de Comunicação Organizacional e Ouvidoria, Pós Doutor em Gestão de Conflitos pela Universidade Católica de Lisboa, Portugal. Tem 30 anos de experiência como assessor de comunicação no Banco do Brasil, onde exerceu diversos cargos na área de Comunicação Institucional e Mercadológica, além de fundamentar pioneiramente a criação da Ouvidoria em finais dos anos 90. Atuou durante 15 anos como professor, pesquisador e orientador de teses e dissertações no Mestrado da Universidade Católica de Brasília. Atuou também na área de Comunicação administrativa e em jornalismo nos cursos de graduação das Faculdades IESB e UPIS, de Brasília DF. Atualmente é consultor em Comunicação Corporativa e professor na Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB), nos cursos de Jornalismo e Publicidade.55

 Guia de Boas Práticas

Currículo do Palestrante
Formado em Direito e pós graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC/Rio. É funcionário concursado do Bndes desde 2004 e, atualmente, Ouvidor do Sistema BNDES. No Bndes, ocupou também  os seguintes cargos ao longo da carreira: Chefe do Departamento Jurídico de Mercado de Capitais, Gerente Executivo da Área de Capital Empreendedor, Assessor do Presidente do BNDES, Assessor do Diretor Jurídico e de Compliance, Gerente Jurídico da Área de Operações Indiretas, Gerente do Departamento de Fundos de Investimento e Presidente da Comissão de Ética do Sistema BNDES, dentre outros.

 Ética para divulgar ou ética como valor organizacional?

Currículo do Palestrante
Rossandro Klinjey é psicólogo, professor, consultor em Educação e Desenvolvimento Humano e Embaixador do Programa de Educação Socioemocional da Pearson, maior empresa de educação do mundo. Formado pela Universidade Estadual da Paraíba, onde fez mestrado e também lecionou, atendeu por 20 anos em consultório exercendo a prática da Psicologia Clínica. 
Como palestrante, viaja pelo Brasil e por países como Estados Unidos, Inglaterra, Áustria, Itália, Alemanha e Portugal. Presenciais e on line, suas apresentações já foram contratadas por grandes corporações, como Bradesco, Petrobrás, Grupo Algar, UNICAMP, FAAP e Somos Educação, assim como por instituições de Estado, como Supremo Tribunal Federal, Ministério da Justiça, Tribunal Superior Eleitoral e Tribunal Superior do Trabalho. 
Desde 2017, produz conteúdo em vídeos, que logo ganharam enorme alcance e hoje contabilizam mais de 150 milhões de visualizações. Por seu poder de comunicação que traduz a Psicologia para uma linguagem de fácil compreensão, consolidou-se como um fenômeno das redes sociais, presente nas principais plataformas, tendo ultrapassado os 2 milhões de seguidores. 
Dedica-se, em especial, à Educação com ênfase na importância do desenvolvimento emocional e nas relações interpessoais envolvidos nesse processo que acompanha – ou deveria acompanhar – toda a vida de cada indivíduo. Referência na área educacional, Rossandro aborda em suas palestras voltadas para esse segmento a convivência entre as famílias e as escolas, e todas as diferentes figuras envolvidas nessa dinâmica, do aluno ao professor, da merendeira às autoridades governamentais, nas realidades tanto das escolas públicas quanto privadas.
A compreensão sobre o comportamento humano também é aplicada por ele numa variedade de palestras, presenciais e on line, voltadas ao universo corporativo. Dos temais mais áridos e tradicionais aos mais polêmicos e inevitáveis em tempos de reconfiguração do mundo, sua abordagem humana cativa e toca mesmo a audiência mais acostumada à variedade de conteúdo empresarial ofertada no mercado. 
O olhar humanista e a narrativa convidativa de Rossandro fizeram de seus livros “Help! Me Eduque”, “Eu Escolho Ser Feliz”, “As Cinco Faces do Perdão” e “O Tempo do Auto Encontro” best-sellers, que ganham reedições revistas periodicamente, além de alçá-lo a uma posição de referência nos vastos temas derivados do desenvolvimento emocional nas esferas individuais e coletivas. Presença constante nos veículos de mídia, é consultor fixo do programa “Encontro com Fátima Bernardes”, na TV Globo, e colunista de jornais e das rádios CBN pelo país.
Brasileiro, paraibano, que viaja o país e o mundo a trabalho, ele escolheu sua terra natal, Campina Grande (PB), para morar com sua esposa, a cantora Janine Lima. Colaborador e divulgador da Fraternidade sem Fronteiras, tem por normal reverter parte dos direitos autorais de seus livros para a ONG que atua pela paz e pela erradicação da fome no Senegal, no Malawi, em Moçambique, Madagascar e no Brasil.

 


Página Principal do Evento