Acesso à Informação > Licitações e Contratos > Credenciamento Locker > Pesquisa de Mercado Locker > Especificações do modelo de negócio Correios Aqui - Locker

Especificações do modelo de negócio Correios Aqui - Locker

Brasília, janeiro de 2020.

PESQUISA DE MERCADO DO CANAL DE ATENIDMENTO LOCKER DOS CORREIOS COM REDE CREDENCIADA

PREMISSAS PARA O MODELO DE NEGÓCIO

OBJETIVO:

Este arquivo compõe a pesquisa de mercado dos Correios publicada entre os meses de janeiro e fevereiro de 2020 cuja finalidade é mapear interessados em disponibilizar terminais locker para uso dos Correios.

MODALIDADE DE CONTRATAÇÃO

Considerando ser possível a oferta do serviço pretendido por diferentes fornecedores não havendo necessidade de competição entre os mesmos, os Correios pretendem credenciar quantas empresas atenderem aos requisitos mínimos do modelo de negócio e aceitarem o preço ofertado a fim de que estas façam parte da rede Correios Aqui – Para que sua empresa conheça as premissas do modelo de negócio pretendido e participe da pesquisa de mercado, observar as premissas descritas a seguir:

  1. INTEGRAÇÕES E SISTEMAS
  • Para funcionamento junto aos Correios os Lockers deverão ser capazes de realizar as seguintes operações por meio de integrações via API Rest Json.
OperaçãoDescrição

Consulta

Será enviado para a credenciada dados da encomenda (localidade, dimensões e peso) via API, a credenciada deverá retornar a lista de lockers disponíveis (on-line/off-line) que comportam a encomenda.

Distribuição de encomenda

Será enviado para a credenciada o número de registro e as dimensões da encomenda que será distribuída no respectivo locker. O sistema do locker salvará as informações e no momento em que o carteiro ler a etiqueta, o locker procederá com a validação e liberação do compartimento.

Após fechamento do compartimento a credenciada deverá gerar um toke/QR Code e enviar para API dos Correios.

Recolhimento de encomendas com prazo de retirada expirado

O sistema do locker fará a gestão do tempo de permanência da encomenda e informará a API quando faltar 24h para expirar o prazo de retirada e quando houver objeto com prazo expirado. O carteiro passará no dia seguinte na rotina de distribuição para recolher os objetos com prazo expirado.

Atualização de status

A credenciada deverá informar via API toda a atualização de status da encomenda.

Login do Carteiro

Autenticação por meio de digitação de matrícula e senha.

Retirada da encomenda pelo usuário final

O sistema do locker deverá ser capaz de ler QR Code ou ter campo para digitação de token, realizar a validação e liberar o compartimento para a retirada da encomenda pelo usuário.

 

  • Especificações: não será exigida uma quantidade mínima de Lockers instalados, entretanto os equipamentos deverão possuir especificações mínimas, conforme detalhamento abaixo:
ComponenteEspecificação

Tela

Tecnologia touchscreen com dimensão mínima de 9,6 polegadas

Compartimentos

Abertura eletrônica e individualizada com subdivisões em gavetas que possibilitem abertura mínima de 90º, o armazenamento e retirada individualizada dos objetos, com tamanhos diferenciados, desde que o menor tamanho de gaveta seja (C 38cm x L 32cm x A 8cm). Os lockers devem possuir no mínimo 20 gavetas e serem passíveis de expansão.

Câmeras de segurança

Quantidade e resolução suficiente que garanta a identificação facial dos usuários do locker.

Dashboard

Disponibilização de informações necessárias para gestão dos lockers (online/ off-line, em manutenção).

Leitor

Capacidade para leitura de código de barras 1D/2D e QRcode.

Rede

A credenciada deverá providenciar rede com qualidade suficiente para garantir as consultas e transações de informações online.

 

  • Locais de instalação: Os Correios indicarão as cidades onde há interesse e volume de demanda para o serviço, cabendo a credenciada a escolha do ponto, aluguel, instalação, limpeza e manutenção dos lockers. Para a ativação do ponto os Correios analisarão os seguintes aspectos:
AspectosCritérios

Ambiente Interno

Será analisado se os pontos escolhidos possuem iluminação adequada, segurança, fácil acesso e se estão em superfícies planas e regulares.

Ambiente Externo

Para os equipamentos instalados em áreas externas, será verificado se estão instalados em superfícies planas e regulares, se apresentam estrutura mínima de proteção às condições climáticas, como chuva e calor excessivos. Para os locais em posição frontal a estacionamentos, será verificado se possuem protetores de impacto que garantam a segurança dos usuários e da carga.

Acessibilidade

Será analisado a área livre em frente ao equipamento, se possui obstáculos que obstruem ou dificultem a abertura das portas, a livre circulação de pessoas e a acessibilidade de usuários de cadeira de rodas.

Sendo de responsabilidade da credenciada estar em conformidade com a lei de acessibilidade vigente.

 

  • Remuneração/Desempenho: Os Correios realizarão a remuneração mensalmente, mediante pagamento de nota fiscal de prestação de serviço e com base nos seguintes critérios:
CritérioRegra

Remuneração

Valor fixo unitário a ser pago mensalmente, pelo uso de gavetas.

Tributação

Retenção automática para recolhimento tributário, referente ao armazenamento, depósito, carga, descarga, arrumação e guarda do bem (item 11.04), de acordo com a legislação municipal onde o Locker opera.

Desempenho

A gestão do desempenho da Credenciada será realizada por meio do acompanhamento do Índice de Desempenho que avaliará a qualidade dos serviços prestados pela Credenciada. Sendo avaliados os seguintes pontos: Paralisação de gavetas, bloqueio de gavetas com encomendas, vulnerabilidade na segurança das encomendas, comprometimento do sistema de segurança e o prazo de resolução das ordens de serviço. O prazo para a consolidação e envio dos resultados dos indicadores à Credenciada será de 15 (quinze) dias corridos, contados a partir do primeiro dia do mês subsequente ao mês aferido, a Credenciada terá 15 (quinze) dias corridos para apresentar manifestação acerca da apuração aos Correios.