II Encontro com Fornecedores
O evento foi composto de 02 momentos, sendo que o primeiro tratou de assuntos de interesse geral dos fornecedores relativos a compras e seus respectivos contratos. O segundo momento, visando otimizar o debate e o consequente esclarecimento de dificuldades dos processos de contratação e gestão dos contratos, realizou-se em oficinas temáticas simultâneas, segregando os fornecedores participantes em 03 grupos: fornecedores de bens, prestadores de serviços e fornecedores de TIC.
Ao mesmo tempo, durante a realização do 1º momento do evento (assuntos gerais), esteve à disposição dos participantes, na sala VIP, os fiscais de contrato das principais áreas gestoras de contrato dos Correios com o objetivo de esclarecer as dúvidas suscitadas pelos fornecedores.
Tema 1 - Pesquisa de Satisfação
A primeira palestra apresentou os resultados obtidos na 2ª pesquisa de satisfação dos fornecedores dos Correios e demonstrou como esses resultados são analisados e utilizados para subsidiar melhorias nos processos de contratação e gestão de contratos.
Tema 2 - Talk Show
O segundo tema foi apresentado na forma de “talk show”, ocasião em que foram abordados temas como os “cuidados para não sofrer o processo de penalização” e “tipo e procedimentos de atualização financeira nos contratos”.
Tema 3 - Governança e Gestão das Compras Públicas
O terceiro tema abordou “Governança e Gestão das Compras Públicas”, ressaltando a adoção de uma conduta ética no dia a dia da contratação, os critérios de sustentabilidade que os Correios exigem nas suas contratações e tendências, além da visão do TCU sobre a governança e gestão das compras públicas, sendo que esse último tema contou com a apresentação do Sr. Italo Pinheiro de A. Figueiredo, Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União.
Tema 4 - SEI
Tratou da implantação do processo eletrônico nos Correios e como os fornecedores serão envolvidos nisso.
Tema 5 - Oficinas
O quinto tema consistiu na realização de 03 (três) oficinas simultâneas, abordando temas específicos para os ramos de fornecimento Bens, Serviços e TIC:
Oficina 1 – Contratação de Serviços – Critérios de Qualidade:
O Sr. Ricardo Akl, Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União, apresentou o tema “A visão do TCU sobre a adoção de critérios de qualidade nas contratações de serviços” e, além disso, abordou-se como os Correios aplicam o Acordo de Níveis de Serviços nos contratos de prestação de serviços.
Oficina 2 – Contratação de TIC – Ações de Melhoria Contínua:
Orientou os fornecedores de TIC como terem êxito nas contratações, destacando as melhorias implantadas pelos Correios, em relação aos problemas recorrentes nos contratos de TIC.
Oficina 3 – Fornecedores de Bens e Produtos para Revenda – Contratações bem sucedidas:
Orientou os fornecedores de bens e produtos como terem êxito nas contratações, destacando como funcionam os fluxos de contratação e gestão de contratos e quais os principais canais de relacionamento com os Correios.
Apresentações
01. Pesquisa de Satisfação 2015
02. Ética
03. Compras Governamentais
04. Governança e Gestão das Aquisições
05. Sistema Eletrônico de Informações - SEI
06. Critérios de Qualidade
07. Acordo de Níveis de Serviço
08. Painel de Contratações de TIC
09. Especificação e Inspeção
10. Entrega, Acondicionamento e Rotulagem
Documentos
Relatório Final de Avaliação do II Encontro
Em breve disponibilizaremos na TV Correios o vídeo do evento.