Serviço de Informação ao Cidadão - SIC

Mulher sorrindo e segurando um celular. Em sua tela a descrição Correios vai até você.
Mulher sorrindo e segurando um celular. Em sua tela a descrição Correios vai até você.

 

O SIC atende aos pedidos de acesso à informação nos termos da Lei nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação) e do Decreto nº 7.724/2012. O SIC não trata de reclamação, solicitação de providências, denúncia, sugestão ou elogio e não substitui os canais de atendimento próprios para registrar tais demandas. Para registrar esses tipos de manifestações, consulte aqui o canal apropriado.

Nesta seção, são divulgadas informações sobre o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) pertinentes ao seu funcionamento, localização e dados de contato no âmbito dos Correios. Também são divulgados os relatórios estatísticos de atendimento à Lei de Acesso à Informação.

Ícone de uma mapa amarelo com o simbolo de localização azul.Localização
Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos
Ouvidoria
Serviço de Informação ao Cidadão – SIC
Setor Bancário Norte, Quadra 01, Bloco A, térreo
CEP 70002-900 – Brasília/DF

Ícone de um relógio de ponto.Horário de funcionamento
Segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h.

Ícone de um boneco amarelo, sem face, com gravatá e sobra por trás.Autoridade dos Correios responsável pelo monitoramento da implementação da Lei de Acesso à Informação (art. 40, Lei n.º 12.527/2011)

Chefe da Ouvidoria
Marcos Flavio Diniz de Carvalho
(61) 2141-7454
sic@correios.com.br

Ícone de um boneco amarelo, sem face, com gravatá e sobra por trás.Área responsável pela transparência ativa: Gerência de Análise e Informação

Gerente Corporativa de Análise e Informação
Juliana Herrera Baccan

Analistas
Alessandro Rizzatto Pignata e Ane Marcia de Oliveira Lima

Ícone de um boneco amarelo, sem face, com gravatá e sobra por trás.Área responsável pela transparência passiva: Gerência de Relacionamento

Gerente Corporativo de Relacionamento
Luiz Henrique Chagas P. de Oliveira

Analista
Girlei Reis de Araújo

Neyla Sheara Correia Lima

Ícone de um boneco amarelo usando um  HeadSet .Telefone e e-mail para orientação e esclarecimento de dúvidas*
3003 0100 (capitais, regiões metropolitanas e cidades-sede de DDD)
0800 725 7282

Segunda à sexta-feira: das 8h às 20h.
Sábado: 8h às 14h.
Domingos e feriados: não há atendimento.

sic@correios.com.br

*O atendimento por telefone e e-mail é destinado para fornecer informações necessárias para registrar formalmente um pedido de acesso à informação com base na Lei de Acesso à Informação, bem como orientar os cidadãos sobre outras questões referentes ao SIC. Não serão registrados pedidos de acesso à informação por telefone ou e-mail.

Ícone de uma tela de computador.Atendimento pela internet
Registre seu pedido de acesso à informação no Fala.BR.

 Texto: faça seu pedido de acesso à informação no Fala.Br

Ícone de uma carta abertaAtendimento por correspondência ou presencial
Qualquer cidadão poderá imprimir o formulário, preenchê-lo e comparecer no SIC dos Correios em Brasília (DF) para atendimento presencial ou enviá-lo por correspondência para o seguinte endereço:

Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos
Ouvidoria
Serviço de Informação ao Cidadão – SIC
Setor Bancário Norte, Quadra 01, Bloco A, térreo
CEP 70002-900 – Brasília/DF

Os pedidos de acesso à informação enviados por correspondência deverão invocar expressamente a Lei nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação) e conter, além do próprio pedido, as seguintes informações do solicitante:

- Pessoa física: nome completo, CPF, data de nascimento, endereço e e-mail; ou
- Pessoa jurídica: razão social, CNPJ, nome completo do representante, cargo do representante, endereço e e-mail.

Tais pedidos serão registrados pelos analistas do Serviço de Informação ao Cidadão no Fala.BR.

Ícone de uma folha escrita, com uma caneta sobre ela.Relatórios estatísticos
Acesse dados, tabelas e gráficos sobre os pedidos e recursos registrados no Fala.BR no Painel Lei de Acesso à Informação.