Alerta de perfis falsos nas redes sociais e e-mails maliciosos

Em tempos de isolamento social e consequente aumento de compras pela internet, é importante estar atento para a origem de mensagens e alertas eletrônicos. Conteúdos que circulam na internet, por meio de sites, e-mails, mensagens instantâneas, redes sociais e SMS podem ocultar tentativas de fraudes online.
De modo geral, esse tipo de ação ocorre por meio de perfis falsos de empresas respeitáveis e sites confiáveis para atrair pessoas, utilizando uma técnica denominada “phishing” (aludindo à palavra inglesa “fishing”, que quer dizer pescaria) que consiste em links que capturam informações. Esse tipo de golpe pode resultar em inúmeros transtornos e prejuízos financeiros para as vítimas.
Como prestadora de serviços de interesse coletivo, assim como instituições bancárias, os Correios também são alvo de frequentes ações de grupos ou pessoas mal intencionados.
Muitas mensagens eletrônicas falsas são disparadas citando indevidamente o nome dos Correios (Imprensa Correios; Sedex Brasil; Financeiro Correios; Correios Brasil etc) e informando sobre a tentativa de entrega de uma encomenda. Trata-se de spam, com links contendo vírus ou agentes maliciosos. Nas redes sociais, diversos perfis falsos se apresentam, normalmente, como “Suporte Correios”, oferecendo uma suposta ajuda em troca de informações dos clientes, para utilização indevida.
Vale destacar que a empresa não envia mensagens eletrônicas sem prévia autorização do cliente e não dá permissão para que terceiros o façam em seu nome. Desta forma, orientamos os clientes a não abrirem os arquivos ou clicarem nos links, e excluírem as mensagens imediatamente.
Os Correios disponibilizam diferentes canais oficiais de relacionamento com usuários e clientes. Desta forma, qualquer interação da empresa com os clientes segue rígidos procedimentos de segurança e confiabilidade.
A estatal também faz o acompanhamento sistemático sobre a ocorrência de perfis falsos, que utilizam de forma indevida o nome e a marca dos Correios, nas redes sociais e em outros ambientes on-line. Quando identificada esse tipo de violação, a empresa toma as medidas cabíveis, conforme o caso, e as reporta às autoridades de segurança da informação, quando necessário.
Os perfis oficiais da empresa nas redes sociais são verificados (possuem um selo azul de autenticidade ao lado do nome da página). São eles: Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e YouTube.
O cliente que tiver qualquer dúvida sobre a veracidade de uma mensagem atribuída aos Correios, pode entrar em contato com a Central de Atendimento, pelos telefones 3003-0100 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 725 7282 (demais localidades), pelo Chat ou pelo Fale Conosco, no site www.correios.com.br.