Notícias > Amizade entre Brasil e Japão é celebrada em selo

Amizade entre Brasil e Japão é celebrada em selo

Brasília, 4/11/2020 - Os 125 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Japão foram celebrados nessa terça-feira (3), em Brasília, com o lançamento de selo personalizado e carimbo comemorativo, em cerimônia reservada, realizada no gabinete do Ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, com as presenças do presidente dos Correios, Floriano Peixoto, e do embaixador do Japão, Akira Yamada, entre outras autoridades.


A data reafirma os laços diplomáticos entre os dois países, que tem como marco inicial a assinatura do tratado de amizade, de comércio e de navegação, assinado em 1895. Atualmente, a população da comunidade japonesa no Brasil é a terceira maior do exterior, com cerca de 200 mil Akira Yamadapessoas. Já os “nikkei”, descendentes de japoneses, são a maior população de origem nipônica fora do Japão: chegam a 2 milhões.

Durante a cerimônia, o embaixador do Japão, Akira Yamada, agradeceu aos Correios pela emissão filatélica.  

 

 

 

 


Fotos: Ministério das Relações Exteriores

 

Em 2018, o país asiático figurou como a terceira maior economia do mundo e foi o sexto maior investidor direto em nosso país.

O selo – O selo personalizado comemorativo foi desenvolvido pela designer dos Correios, Lidia Marina Hurovich Neiva. Para representar os dois países, ela usou as flores de espécies características da flora de cada nação, o ipê amarelo e a cerejeira. O laço da amizade foi desenhado com as cores das bandeiras. O carimbo também apresenta as flores do ipê e da cerejeira, com destaque para o número 125.