Notícias > Correios entrega 5,5 milhões de provas na primeira etapa da operação Enem 2020

Correios entrega 5,5 milhões de provas na primeira etapa da operação Enem 2020

Brasília, 18/01/2021 - Neste domingo (17), primeiro dia do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), os Correios realizaram com sucesso a operação logística para entrega e coleta das provas em todo o país – com exceção do Amazonas, cujas provas permanecem sobre os cuidados dos Correios até o próximo domingo (24), uma vez que o Estado teve a aplicação suspensa pela justiça, em razão da situação atual de Covid-19 na região.

Foram quase 36 mil malotes, contendo 5,5 milhões de provas, entregues em mais de 14 mil pontos, em 1.689 municípios. A operação, que teve a participação de 6 mil empregados, foi concluída com êxito, em todo o país, uma hora antes do início da aplicação das provas.

O Enem está sendo realizado em dois fins de semana desde 2017. As mudanças tornaram ainda mais importante a entrega dos malotes nos locais certos e na hora exata. No próximo domingo (24), os Correios serão, mais uma vez, responsáveis pela operação.

Além da entrega das provas, os Correios são responsáveis pela coleta de todos os malotes com as folhas de respostas dos dois dias do exame. Em seguida, os Correios realizam a Logística Reversa de todo o material para as centrais de correção do consórcio aplicador. Todo o processo é feito com escolta militar. Os veículos usados no transporte dos malotes são monitorados por satélite e contam com um sistema de segurança máxima da carga transportada.

Desde 2009, toda a logística do Enem está a cargo dos Correios, que mantiveram, neste ano, o padrão de 100% de qualidade na operação.

Enem 2020 – Atentos às demandas da sociedade e às manifestações do Poder Legislativo em função do impacto da pandemia do coronavírus no Exame Nacional do Ensino Médio, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação (MEC) decidiram pelo adiamento da aplicação do exame nas versões impressa e digital. O exame será realizado nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 (versão impressa) e nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021 (versão digital).