Portal dos Correios
Notícias > Presidente dos Correios destaca a importância da empresa em audiência pública

Presidente dos Correios destaca a importância da empresa em audiência pública

Brasília, 5/6/2019 - Nesta quarta-feira (5), o presidente dos Correios, general Juarez Cunha, participou da audiência pública da Comissão Legislativa Participativa (CLP) e da Comissão de

Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP), da Câmara dos Deputados, com o tema “Fortalecimento institucional da empresa”.

Numa abordagem direta e com números expressivos, o presidente falou sobre os principais indicadores da empresa, fez uma retrospectiva do desempenho operacional e financeiro dos últimos 15 anos e, também, esclareceu sobre os aportes ao Tesouro Nacional. Além disso, destacou a importância dos Correios nos mais de 5.570 municípios, dada a sua capilaridade única, e aproveitou para lembrar do novo serviço: Balcão do Cidadão. “Em 60% dos municípios, os Correios são os únicos representantes do Estado. Isso é muito significativo. Essa é uma empresa estratégica, insubstituível, cidadã e orgulho dos brasileiros”, enfatizou.

O dirigente deixou claro que os Correios são independentes dos recursos do Tesouro Nacional e que, de todos os municípios atendidos, apenas 324 são lucrativos e que todos os demais têm garantida a qualidade do atendimento e dos serviços dos Correios por conta do segmento concorrencial (encomendas) e do desempenho financeiro das poucas unidades lucrativas.

Gustavo Zarif Frayha, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, afirmou que a diretriz dada pelo ministro Marcos Pontes foi de que os Correios atuem com eficiência, que consigam equilibrar suas contas. Destacou, ainda, que Pontes tem dado suporte para que a diretoria da empresa seja constituída de pessoas altamente capacitadas e que a estatal possa ter a atuação que se espera de uma empresa com o porte, a tradição e a capacidade dos Correios.

O assessor especial do Ministério da Economia, Fábio Abrahão, ressaltou a importância de haver empregados tão engajados em defender a empresa.

Representações dos empregados, presentes na audiência, ratificaram a apresentação do presidente dos Correios e destacaram que a empresa está entre as três instituições de maior confiança entre os brasileiros, junto a família e bombeiros. Também lembraram que a estatal é uma importante reguladora de preços do mercado concorrencial de encomendas, a 9ª maior empregadora entre os correios do mundo e figura entre as primeiros no ranking de qualidade de entrega.

O presidente Juarez Cunha encerrou sua participação ressaltando que seu principal objetivo na sessão era contribuir para que todos saíssem dali conhecendo os Correios e para que fossem tomadas as decisões mais abalizadas a respeito do futuro da empresa. “Esta audiência foi um exercício de democracia, em que nós ouvimos diversas opiniões – coincidentes ou não -, mas todos ouviram e participaram, e isso é o que nós queremos em termos de democracia. O momento que nós estamos vivendo nos Correios diz respeito à prioridade que nós temos que dar aos interesses da organização, que ainda passa por um momento delicado. Cabe a nós, integrantes da empresa, continuamos a trabalhar com entusiasmo e dedicação para que os Correios se recuperem e se tornem cada vez mais fortes, e continuem sendo o orgulho de todos os brasileiros”, finalizou.