Portal dos Correios

Sobre o Centro

O Centro Cultural Correios Salvador está localizado no Edifício Sede dos Correios na Bahia, na Av. Paulo VI, 190, Pituba. O prédio, inaugurado em 1984, foi originalmente concebido para abrigar a sede da Diretoria Regional da Bahia e sua estrutura administrativa, que até então eram situadas em imóvel localizado na Praça da Inglaterra, no bairro do Comércio.

Mais sobre o centro

O projeto do imóvel, criado na década de 1970,  tem a autoria do arquiteto carioca Ricardo A. Giuseppe Mannino, contemplando uma nova linguagem arquitetônica que transmitisse aspectos visuais mais contemporâneos. A edificação foi idealizada em concreto aparente, inclusive em suas vedações externas, e incorpora painéis modulados de argamassa armada, esquadrias em alumínio anodizado e forros metálicos.

Além da torre com 17 pavimentos, o prédio contempla vários anexos, tais como galpão operacional de centro de logística e teatro/auditório. O imóvel tem área de terreno de 34.689,00m² e área construída de 41.947,00m².

O Centro Cultural Salvador, que outrora funcionava em prédio localizado no bairro do Pelourinho, atualmente recebe os seus visitantes em nova localização, em área de grande oferta de lojas e serviços e próxima ao novo centro, facilitando também o acesso, à eventos culturais, para clientes que utilizam os serviços dos Correios na agência Pituba.

Programação

 Exposição EcoPostal

Eco Postal 

Mostra itinerante reúne acervo nacional de objetos confeccionados a partir do reaproveitamento de uniformes, malas e malotes postais, com peças produzidas por entidades e cooperativas de diversos estados, entre eles Bahia, Brasília, Ceará, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. O EcoPostal ressalta a importância da preservação ambiental, descarte e consumo consciente. A ação, que atende à Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010), estimula a geração de emprego e renda.

Para a confecção de mais de 30 peças que compõem a mostra, os Correios realizaram uma seleção de entidades sem fins lucrativos, disponibilizando às mesmas uniformes de carteiros e atendentes, além de malotes e malas postais sem condições de uso interno, que foram utilizados para a confecção de bolsas, sacolas, chaveiros, porta tablet, almofadas, tapetes, toalhas de mesa e acessórios diversos.

Do ponto de vista ambiental, o EcoPostal promove o descarte adequado de tecidos, que é identificado como um dos resíduos que impactam significativamente no meio ambiente, além de evitar a poluição ambiental causada pela queima desses materiais ou seu descarte em aterros sanitários.

Serviço
Exposição: EcoPostal
Visitação
: 18 a 31 de outubro de 2018, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h.
Local: Centro Cultural Correios Salvador
Endereço: Av. Paulo VI, 190, térreo, Pituba, Salvador/BA
Informações:
(71) 3346-2051/2052
Entrada franca.


Exposição Por Dentro da Cor chega ao Centro Cultural Correios Salvador

  Está disponível para visitação, desde o dia 23/07, no Centro Cultural Correios Salvador, a exposição Por Dentro da Cor. Contando com 20 trabalhos do artista Robson Poeta, cada cor em “Por Dentro da Cor” representa ruas pelas quais transitou, em sua trajetória de vida e processo criativo, o Poeta, assim carinhosamente batizado pela ativista cultural Aninha Franco e pela escritora Mabel Veloso. As cores passeiam e mostram em sequência o passar da vida e buscam alcançar o lúdico de cada pessoa, deixando livre a interpretação. O material utilizado é composto de recicláveis, tinta acrílica e de tecido, além de outros elementos. Cada obra revela um sentimento para o artista, e tem como alma uma poesia. A tela intitulada “O tempo”, por exemplo, revela a passagem temporal da vida do artista na qual o relento dos becos das ruas fazia parte do cenário, e toda passagem de tempo fez “o aprender” se instalar pelo corpo.

A primeira obra de Robson Poeta surgiu em preto e branco, intitulada “Porto dos Ritmos”, 2014, e possuía o intuito de ilustrar as poesias de um livro. Não contente com a pobreza de cor, em uma fase única, no ano de 2015, as cores rodearam o caminho e o pincel se alegrou. Tudo ganhou cor, inclusive “Porto dos Ritmos”. Em março de 2016, é lançada a exposição Por Dentro da Cor, no Teatro Jorge Amado. Em 2017, a mesma exposição foi apresentada no Foyer do Teatro ISBA. Em abril de 2018, recheou de cor o Foyer do Cine Teatro Casa do Comércio, para em seguida ser apresentada no Sindicato dos Bancários da Bahia.  

Nascido e criado na comunidade do Pela Porco, em Salvador, Robson Poeta mudou o curso de sua vida quando ingressou no Projeto Axé aos 11 anos de idade. Iniciou o seu trabalho artístico ainda na adolescência, escrevendo poesias. A poesia depois ganhou cor se expressando em pinturas de traços intensos e abstratos. Chefe de palco do Teatro Jorge Amado, em Salvador, a paixão pela arte cênica também faz arte da trajetória artística de Robson até hoje. Toda a magia que os becos da rua e cheiro da brisa do mar de Salvador que experimentou em parte de sua trajetória de vida  foi moldada em cada cenário que se transformava, em cada luz que se acendia dentro da caixa cênica, durante 16 anos de atuação nos bastidores.

A mostra Por Dentro da Cor ficará disponível para visitação, no Centro Cultural Correios Salvador, Av. Paulo VI, 190, térreo, Pituba, até o dia 31 de agosto.

Serviço
Exposição: Por Dentro da Cor
Visitação
: 23 de julho a 31 de agosto de 2018, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h.
Local: Centro Cultural Correios Salvador
Endereço: Av. Paulo VI, 190, térreo, Pituba, Salvador/BA
Informações:
(71) 3346-8523
Entrada franca.



Centro Cultural Correios Salvador realiza exposição filatélica destacando personalidades negras

A exposição filatélica “Personalidades Negras nos Selos Brasileiros” conta com 19 painéis contendo réplicas de selos, além de textos explicativos, dispostos em ordem temática e cronológica, relembrando a contribuição de importantes personalidades negras, nos campos das artes, esporte e política, entre outros, para a História e cultura nacionais. A mostra agrega um grande recorte temporal, iniciando com um selo lançado no ano de 1900, seis décadas após o lançamento do primeiro selo brasileiro, quando os exemplares comemorativos, com imagens referentes à eventos e personalidades, começaram a circular. O passeio histórico através dos selos contempla momentos marcantes, como a abolição da escravatura, que teve seus movimentos precursores no Brasil em 1884 e o fortalecimento de relações diplomáticas e aproximação do Brasil e países africanos, na década de 1960, com posterior criação de Políticas Raciais. O último painel apresentado na mostra, que cita selo lançado em 1995, relembra Zumbi dos Palmares, ícone de resistência ao trabalho escravo no período do Brasil Colônia, no aniversário de 350 anos de sua morte.

A viagem histórica proposta na exposição representa uma homenagem à luta pela igualdade, pela representatividade e direitos humanos através da atuação de personalidades como Castro Alves, Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha, Clementina de Jesus e Aleijadinho, que estão entre as figuras retratadas nas peças.

“Personalidades Negras nos Selos Brasileiros” ficará disponível para visitação no Centro Cultural Correios Salvador até o dia 06 de julho de 2018.  A exposição é iniciativa dos Correios, com realização do Centro Cultural Correios Salvador.

Serviço
Abertura: 07 de maio de 2018.
Visitação: até 06 de julho de 2018, segunda a sexta-feira, de 8 às 17h.
Endereço: Centro Cultural Correios : Av. Paulo VI, 190 - Pituba, Salvador/BA
Informações: (71) 3346-2051/2052.
Entrada franca.

Centro Cultural Salvador


Foto fachada_ Edifício Sede BA.jpg

Visitação

Av. Paulo VI, 190, térreo - Pituba
Telefone: (71) 3346 - 8523

Funcionamento:
Segunda a sexta-feira, de 8 às 17h.  
Entrada franca.
E- mail: