Portal dos Correios

Sobre o Centro

O prédio histórico onde está o Centro Cultural Correios de São Paulo ocupa um grande terreno no Vale do Anhangabaú, coração do centro antigo da cidade, e tem 15 mil m² de área construída. Sua construção começou em 1919 e a inauguração ocorreu três anos depois. Tornou-se um ponto marcante na paisagem urbana da capital Paulista e fez com que a Praça Pedro Lessa ficasse mais conhecida como "Praça do Correio" do que pelo seu nome original.

Mais sobre o centro
Inaugurado em 2013, o Centro Cultural Correios São Paulo fomenta atividades culturais nos campos das artes visuais, humanidades e música. A agenda é diversificada, durante todo o ano, com o intuito de atingir e atender aos diferentes gostos. O público tem a oportunidade de prestigiar, gratuitamente, artistas em início de carreira como também os renomados, que procuram inserir seus trabalhos em um local que une credibilidade e reconhecimento da sociedade.

O edifício restaurado e reformado abriga em suas instalações a Agência Central de São Paulo e o Centro Cultural Correios. O espaço destinado ao Centro conta com uma área de 1.280m², com duas salas para exposições e o saguão central.

Serviço – Centro Cultural Correios São Paulo

Endereço: Avenida São João, s/nº, Vale do Anhangabaú, São Paulo-SP. CEP: 01035-000
Horário: segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.
Informações e agendamento de visitas: (011) 2102-3691
SPM - Centro Cultural Correios - Caixa Postal
e-mail: centroculturalsp@correios.com.br
Entrada franca.

Conheça a planta baixa do centro

 

Programação:

Exposições:

Carvão



Dudu Garcia transforma o carvão, ferramenta essencial na arte de desenhar, em sujeito da obra. Na mostra, com texto de Hélio Dias Ferreira, o carvão vegetal traduz o negro absoluto, surdo, silencioso e seco. Para a exposição em São Paulo, Dudu apresenta ainda 10 trabalhos inéditos, feitos com fuligem e fogo. 

Na linguagem de Dudu Garcia, a apropriação do carvão em sua obra revela uma carga simbólica memorável da matéria em transformação. A identidade do carvão é associada também à revolução industrial. 

                  

Curadoria: Marcus Lontra

Visitação: de 3/6 a 26/7 (segunda a sexta, das 10 às 17h, exceto feriados)

Local: CCCSP-Centro Cultural Correios

Endereço: Av. São João s/n, mezanino, sala 1 - Centro, São Paulo (Metrô - Estação São Bento, saída para o Vale do Anhangabaú) 

Entrada franca.




Veredas – Kenichi Kaneko


A mostra reúne pinturas que apresentam aspectos e vivências das culturas japonesa e brasileira. A diversidade de estilos nessa exposição diacrônica revela a evolução por que passou o artista, Kenichi Kaneko, desde as marcas da guerra até a convivência harmônica com outros referenciais no Brasil, seu país de adoção. Daí o título principal da exposição ser "Veredas", já que explora os diversos caminhos existenciais e estéticos do artista, em confronto interativo com a realidade circunstante e com duas culturas dotadas de matizes próprios.

Curadoria: Kenichi Kaneko

Visitação: de 4/4 a 15/07/2019 (segunda a sexta, das 10h às 17h)

Local: CCCSP-Centro Cultural Correios

Endereço: Av. São João s/n, mezanino, sala 2 - Centro, São Paulo (Metrô - Estação São Bento, saída para o Vale do Anhangabaú) 

Entrada franca.


 


 

Centro Cultural São Paulo




Visitação:

Centro Cultural Correios
Avenida São João, s/nº, Vale do Anhangabaú, São Paulo-SP
CEP: 01031-970
Telefone: (11) 2102-3691
SPM - Centro Cultural Correios - Caixa Postal
e-mail:

Funcionamento:
O Centro Cultural Correios São Paulo recebe visitantes de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.

 

Entrada franca


Como chegar:
Metrô - Estação São Bento, saída para o Vale do Anhangabaú.
Automóveis - Embarque e desembarque são liberados no calçadão, o acesso é pela Rua Capitão Salomão. Há estacionamentos públicos em torno do CCC.

Acessibilidade:
Rota acessível. Elevador e banheiro adaptados.