Portal dos Correios

Sobre o Espaço

 

Mais sobre o espaço


Sobre o Espaço 

O Espaço Cultural Correios ocupa um belíssimo prédio histórico na Praça da Alfândega, localizada no Centro de Porto Alegre. Inaugurado em 1914 e tombado pelo IPHAN em 1980, o edifício foi sede dos Correios na capital gaúcha por décadas e atualmente abriga também o Memorial do Rio Grande do Sul. Entre as atividades realizadas estão exposições de artes visuais, oficinas, eventos e visitas guiadas à Sala Histórica.

 Mais sobre o Espaço

Com o objetivo de fomentar ações culturais, abrigar a memória postal e contribuir para o desenvolvimento da sociedade, o Espaço Cultural Correios Porto Alegre foi constituído em 2005. Promove suas atividades num prédio que foi projetado pelo arquiteto alemão Theo Wiedersphan e que está situado entre outros dois importantes espaços de arte do Estado: o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) e o Santander Cultural. 

No térreo do prédio, um amplo espaço está disponível para abrigar exposições artísticas e outras atividades culturais. Além de receber projetos selecionados através de edital, o local também está apto a acolher, através do sistema de escolha direta, ações propostas por artistas, curadores e produtores culturais.

 Programação 

Sala Histórica Correios

A história dos Correios nos últimos dois séculos é contada através de uma coleção de móveis, máquinas e equipamentos. Os visitantes podem conhecer a memória da empresa e resgatar a história da correspondência no Brasil, agendando uma visita guiada ao espaço.

 

Programação
EXPOSIÇÃO

Exposição fotográfica valoriza produção artesanal de queijo nos Campos de Cima da Serra

Foto: Fernando Kluwe Dias

A partir de 10  de agosto, o Espaço Cultural Correios Porto Alegre recebe a exposição fotográfica que faz parte do projeto “Queijo Artesanal Serrano – Identidade Cultural nos Campos de Cima da Serra”. A mostra é composta por 45 painéis com fotografias que buscam resgatar a história da produção artesanal de queijo, realizada há mais de 200 anos na região dos Campos de Cima da Serra no Rio Grande do Sul. A sabedoria e a tradição da mão de obra familiar, que utiliza apenas leite cru, coalho e sal para a fabricação do alimento lácteo, foi passada de geração em geração ao longo desses anos e agora foi registrada pelos veterinários Saionara Araujo Wagner e João Carlos Santos da Luz e pelo zootecnista Jaime Eduardo Ries em livro que também faz parte do projeto. As imagens do livro, expostas no Espaço Cultural Correios, são do fotógrafo Fernando Kluwe Dias. O projeto ainda contou com o trabalho do jornalista Ricardo Bueno, da editora Alma da Palavra.

Além dos painéis com as fotografias, material multimídia, vídeos e reportagens sobre a produção do queijo artesanal serrano também fazem parte da exposição. Reunidos todos esses materiais resgatam as origens de um produto que carrega a história da colonização açoriana e dos primórdios da ocupação do território gaúcho. Atualmente, cerca de 3 mil produtores fabricam o queijo artesanal serrano em municípios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

A mostra poderá ser visitada pelo público até o dia 25 de agosto, de terças a sábados, das 10h às 18h. A entrada é gratuita. O Espaço Cultural Correios está localizado no térreo do prédio histórico da empresa na Praça da Alfândega (Centro Histórico da capital), com acesso pela lateral, na Avenida Sepúlveda.

Serviço
Exposição fotográfica que faz parte do projeto “Queijo Artesanal Serrano – Identidade Cultural nos Campos de Cima da Serra”
Período: 10 a 25 de agosto
Horário: das 10h às 18h, de terças a sábados
Local: Espaço Cultural Correios Porto Alegre

 

Centro Cultural Porto Alegre

Endereço:

Rua Sete de Setembro, 1.020, Térreo – Praça de Alfândega
Centro – Porto Alegre - RS
CEP: 90010-191 

Horário de funcionamento:

De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h

Contatos:

Telefone: (51) 3220-4728
E-mail: espacocultural-rs@correios.com.br